MISSÃO TÉCNICA CACISPAR 2019

quinta, 16 de maio de 2019

Representantes de onze associações empresariais do Sudoeste seguem ao Norte do Paraná para uma missão técnica, organizada pela Cacispar.

Nos dias 16 e 17 de maio, presidentes, diretores, executivos e colaboradores de associações empresariais da região Sudoeste do Paraná e de Santa Catarina, participaram de missão técnica no Norte do Paraná, em Londrina e Maringá. As duas cidades são referência em associativismo e modelo de gestão empresarial. A coordenação da visita foi da Cacispar.

De Mangueirinha seguiram para a missão técnica, Julio C. A de Santos (Presidente da ACIMAN), Elezandro Paulo dos Santos (Vice-Presidente a ACIMAN) e Gerson Barp (Secretário da Ind. E Com. De Mangueirinha).

No roteiro, visita à Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), à Incubadora Tecnológica de Maringá e à Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim). Aliás, a incubadora existe há 19 anos e tem como objetivo promover a integração entre universidades, centros de pesquisas, empresas e comunidade. Para viabilizar a execução das atividades na incubadora, formou-se uma estrutura de suporte denominada Grupo de Apoio Empresarial – GAE, onde são avaliadas propostas de incubação de todas as áreas do conhecimento, tanto de novos empreendedores quanto de projetos para atender demandas específicas de empresas já estruturadas.

O objetivo desta missão técnica foi levar os empresários, principalmente aqueles ligados às associações empresariais e também presidentes, diretores e secretários executivos, para que tivessem a possibilidade de conhecer as ações e projetos daquelas associações de Londrina e Maringá, trazendo conhecimento para a nossa região”.

Carlos Manfroi, presidente da Cacispar, acredita que as associações que participaram da missão técnica terão boas práticas para se basearem nas suas entidades. “Pudemos verificar bons modelos de atuação em projetos dessas duas associações, que são extremamente organizadas. Conhecemos projetos de gestão das empresas, entidades e da comunidade. Um bom exemplo é o conselho de desenvolvimento deles, que inclusive aqui no Sudoeste já tem alguns atuantes. Há também naqueles dois municípios conselhos de segurança muito bem estruturados, onde realizam eventos com boas palestras e boas práticas que podem ser replicadas nas nossas semanas empresariais”.

Sobre a Incubadora Tecnológica de Maringá, Manfroi acrescenta que “pudemos observar mais um modelo onde a junção dos esforços da sociedade é trabalhada em prol do desenvolvimento econômico, motivando o surgimento de novas empresas”.

Sair da “casinha”

Edilberto Minski, presidente da Acedv/CDL e vice-presidente para Assuntos de Associativismo da Cacispar, conta que o que ele viu foi um exemplo a ser seguido. “Temos que incentivar os nossos associados para que busquem inovações em outras cidades. Não podemos levar em consideração e achar que isso só pode ser feito numa cidade grande, que já é referência porque tem uma boa população e uma economia forte. Tudo isso se dá devido ao trabalho feito no passado, tanto Londrina quanto Maringá, as posições que elas ocupam é mérito pelo trabalho, busca e insistência de mudar a consciência do empresário e o meio onde eles vivem”.

Minski afirma que a visita fez despertar naqueles municípios em que as associações empresariais ainda não despertaram como entidade, que eles podem ter um associativismo forte. “Observei que quem coordena o desenvolvimento do município, tanto de Londrina quanto de Maringá, é a associação empresarial, pelo histórico de ações, pelas pessoas envolvidas e pela determinação que vimos dos diretores dentro das entidades”

Pelo menos uma vez ao ano uma viagem técnica é promovida pela Cacispar para diferentes regiões do País. O propósito? Estimular o associativismo compartilhado em diferentes realidades do mundo empresarial.

Participantes da viagem

ACIAR - Associação Empresarial de Realeza

ACESIO - Associação Empresarial de Santa Izabel do Oeste

Ascoagrin - Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul